Depressão, do latim depressio, de deprimere, DE-, “para fora”, mais PREMERE, “apertar”. Significa “apertar firmemente", "para baixo”.
A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, apresentando uma tristeza profunda e um forte sentimento de desesperança. E eu afirmo novamente é uma doença sim,
Sabe, nos aventuramos inconscientemente nos infortúnios, pressões diárias, situações difíceis, situações que são desfavoráveis para nossa saúde. Muita das vezes trabalhamos num emprego na qual não gostamos, nos submetemos a relacionamentos abusivos, ou sofremos da intolerância no trânsito.
Sabe, nos aventuramos inconscientemente nos infortúnios, pressões diárias, situações difíceis, situações que são desfavoráveis para nossa saúde. Muita das vezes trabalhamos num emprego na qual não gostamos, nos submetemos a relacionamentos abusivos, ou sofremos da intolerância no trânsito.
Essas e muitas situações, muitos de nós, enfrentamos a cada dia, mas eu lhe pergunto, você já parou para descansar? muitos ”descansam” de uma maneira equivocada por exemplo: após de um dia estressante no trabalho ou briga com algum ente querido, muitos param para assistir noticiários com situações pesadas, ou nos sobrecarregamos com estímulos externos, redes sociais, música alta, filmes de terror, nos enchemos de informações que nos saturam e nos deixam mais estressados e ansiosos, e agora eu lhe pergunto novamente, você parou para descansar? para realmente descansar? Desligar todas as ferramentas tecnológicas, sentar ou deitar na sua cama e simplesmente observar e sentir o silêncio? Muitos vão me falar é impossível, com tanto ruído mental muitos utilizam meios externos para “distrair a mente” por que não conseguem suportar a dor de ficar sozinhos em silêncio e resolver esses conflitos internos que os deixam incomodados.
De tanta pressão, o corpo não aguenta e deprime, de tanta pressão cotidiana o corpo pede ajuda, e como resposta a tudo isso, muitos se afastam de coisas que antes lhe dava prazer, como sair com os amigos, se divertir, abandonando hobbies, até aquela boa série não agrada mais, aquilo que antes era bom, agora não lhe dá mais prazer. Se chega a um momento, em que a pessoa não aguenta mais, o mundo lá fora já não faz sentido, a vida já não se faz mas sentido, e assim muitos se isolam, se deitam na cama e ficam horas sem fazer absolutamente nada, submersos na imensidão de seus sentimentos, pensamentos e emoções negativas, param de cuidar de sua higiene, de sua aparência. E a vida se torna um peso enorme, uma angústia excessiva que lhe impõe para baixo.
Sabe se você se encontra nessa situação eu, sinto muito, sei que isso é realmente difícil para você, mas sabe, muitos que estão ao seu redor estão preocupados com você, sim você realmente é importante para eles, sim você é importante e sim, você pode e vai, conseguir superar essa situação, momentos difíceis existem e são muito importantes para nossa evolução e nossa mudança, mas uma hora eles se acabam e você consegue ficar melhor, quando nos enclausuramos em nossos casulos mentais negativos, paramos de perceber que realmente existe soluções para nossos problemas e situações agradáveis para nosso ser.
Pare, sinta sua respiração, procure sentir dentro de você, como posso, resolver alguma situação? Sabe, você é capaz, dentro de você tem muitas ferramentas que são úteis para superar e enfrentar as adversidades em que a vida lhe causa, mas é preciso um esforço para resgatar essas ferramentas e prosseguir e evoluir para a vida, a favor da vida, sabe, a vida pode ser e é muito bela, mas às vezes o ângulo na qual utilizamos para olhar ela é inadequado, procure sentir dentro de você aquela paz, aquela força que te impulsiona pra frente, desenvolva dentro de si esta força e mude, evolua e cresça, você consegue, é capaz de ser cada vez melhor, abra esse olhar interno para as coisas positivas da vida.
Existem muitas ferramentas que auxiliam na saída da depressão, a principal é procurar uma ajuda profissional, uma terapia, psicoterapia ou parapsicologia, constelações familiares, terapias complementares, holísticas, alternativas e também a ciência convencional a psiquiatria é muito importante. Existe também um apoio gratuito do CAPS.
O exercício físico ajuda o organismo a produzir hormônios e neurotransmissores do bem e da alegria, a yoga também é muito útil, auxilia no equilíbrio do corpo, mente e espírito, a alimentação saudável é uma ótima maneira de manter a saúde do corpo e da mente de uma maneira salutar para nosso organismo.
Sabe, espero, que essas palavras possam ser úteis para você, que se sente nessa situação, ou para você que convive com pessoas nessa situação, que você possa ouvir essa pessoa com carinho e principalmente com respeito, depressão não é frescura, é realmente uma doença e precisa ser olhada e acolhida.
Acredite em você e em seu potencial, e em seu crescimento, a tristeza em vários momentos da vida é normal, e sim importante também, por exemplo um luto, ou uma perda, um término de um relacionamento, mas se essa tristeza se prolonga por meses isso se torna preocupante precisa ser olhado respeitado e acolhido, há sempre uma saída, precisamos desenvolver a força necessária para encontrá la, persista insista e seja feliz.
A persistência e a luta interna, precisam ser desenvolvidas em nosso ser, o pensar positivo, nos ajuda muito a encontrar soluções e caminhos saudáveis para nosso desenvolvimento e é claro, o AMOR, o amor incondicional, nos nutre, acalma, silencia e nos impulsiona para a luz de nossa evolução.